"Dizem que a motivação não dura. Bem, o banho também não. Por isso ele é recomendado com freqüência." (Zig Ziglar)

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Afinal, o que é PNL?

Publicado no Golfinho:

O que é PNL - Programação Neurolingüística?

"Programação Neurolingüística" é uma expressão um tanto obscura que na verdade compreende três idéias simples.

A parte "Neuro" da PNL reconhece a idéia fundamental de que todos os comportamentos nascem dos processos neurológicos da visão, audição, olfato, paladar, tato e sensação. Percebemos o mundo através dos cinco sentidos. "Compreendemos" a informação e depois agimos. Nossa neurologia inclui não apenas os processos mentais invisíveis, mas também as reações fisiológicas a idéias e acontecimentos. Uns refletem os outros no nível físico. Corpo e mente formam uma unidade inseparável, um ser humano.

A parte "Lingüística" do título indica que usamos a linguagem para ordenar nossos pensamentos e comportamentos e nos comunicarmos com os outros.

A "Programação" refere-se à maneira como organizamos nossas idéias e ações à fim de produzir resultados. A PNL trata da estrutura da experiência humana subjetiva, de como organizamos o que vemos através dos nossos sentidos. Também examina a forma como descrevemos isso através da linguagem e como agimos, intencionalmente ou não, para produzir resultados.

Do livro:
Introdução à Programação Neurolingüística - J.O'Connor/J.Seymour


Afinal, o que é PROGRAMAÇÃO NEUROLINGÜÍSTICA?

Esta pergunta é simples e ao mesmo tempo complexa, pois cada um de nós pode possuir uma idéia ou um conceito diferente e a maioria deles pode ser útil em algum contexto.

Agora, ter uma noção clara, precisa e palpável serve para desmistificar a PNL ao mesmo tempo que serve para eliminarmos resistências por parte de pessoas que têm preconceitos negativos sobre ela.

Penso que torná-la mais confiável, mais agradável e mais atraente para as pessoas é algo que todos que sabem do seu potencial querem conseguir (você não quer ?).

Outro ganho importante em saber o que é PNL é o seu próprio aumento de entusiasmo e vontade de aprender algo que está bem definido em sua mente.

Neste caso Richard Bandler pode ajudá-lo. Segundo Bandler PNL é:

"O ESTUDO DA ESTRUTURA DA EXPERIÊNCIA SUBJETIVA DO SER HUMANO E O QUE PODE SER FEITO COM ELA."

Este conceito é baseado na pressuposição de que todo comportamento tem uma estrutura e que esta pode ser descoberta, modelada e mudada (reprogramada).

Bem, esta definição, enquanto precisa e técnica, pode ser um pouco complexa para algumas pessoas, portanto eis outra mais simplificada:

"PNL é o estudo de como representamos a realidade em nossas mentes e de como podemos perceber, descobrir e alterar esta representação para atingirmos resultados desejados."
Getúlio Barnasque

Assim gostaria de enfatizar que uma das conseqüências da própria definição é que: "A PNL é uma ferramenta educacional, não uma forma de terapia. Nós ensinamos as pessoas coisas sobre como seus cérebros funcionam e elas usam estas informações para mudar." Richard Bandler.

Finalmente o que espero e desejo aos praticantes de PNL é que eles, em conhecendo a definição, cada vez mais saibam como o nosso sistema neurológico (NEURO) representa a realidade, como perceber e usar isto através da linguagem (LINGÜÍSTICA) e da comunicação não verbal e como ajudar as pessoas a organizar esta informação para atingir metas específicas (PROGRAMAÇÃO). Pensem a respeito disto.

Getúlio Barnasque, trainer em PNL certificado por Richard Bandler.
Artigo publicado em "O GOLFINHO Nº24 de OUT/96

Você pode ter acesso às idéias atuais de Richard Bandler em sua página: www.richardbandler.com

UP DATE:

Novidades - PNL e suas aplicações
Data: 23/5/2008

PSICOLOGIA: Pode ser aplicada no tratamento da ansiedade, stress, fobias relacionamentos, depressão, raiva, problemas de aprendizado, problemas no trabalho, terapia sexual, insónia, conflitos pais/filhos, compulsão por bebida/jogo, comportamento hostil, falta de assertividade

MEDICINA: O número de médicos interessados pela PNL está crescendo rapidamente. Começam a aparecer pesquisas aplicadas à medicina. Podemos citar tratamento de patologias como enxaquecas, hipertensão arterial essencial, rinite alérgica, tosse crónica de origem indeterminada, asma brônquica, distúrbios de peso, e principalmente, as chamadas doenças psicossomáticas.

NEGÓCIOS: Ensino de motivação, decisões e conflitos de personalidade. Para coordenar encontros e decisão política. No controle de entrevista ganha-ganha. Para desenvolver lideranças, trabalhar em políticas de organizações, resistências a mudanças, gerir conflitos, atendimento ao cliente, no desenvolvimento de líderes, para criar comunicação eficaz, na formação de equipes de vendas e negociação.

EDUCAÇÃO: A compreensão das técnicas de PNL ajuda a expandir aplicações na área de educação. Como a motivação, desempenho, novas técnicas de aprendizado e comunicação. Além disso ensina os alunos a aprender aprendendo.

ESPORTE: As técnicas de PNL podem melhorar desempenhos desportivos em qualquer de suas modalidades, tanto individualmente como em equipes.
Estas são algumas idéias de muitos profissionais que estão aprendendo PNL para aplicar em suas atividades profissionais.

E você, em que vai usar? Já pensou? As perspectivas são muitas.
Fonte: sucessonoesporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário