"Dizem que a motivação não dura. Bem, o banho também não. Por isso ele é recomendado com freqüência." (Zig Ziglar)

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Dicas de o que ler para iniciar o estudo de PNL

Publicado em www.antonioazevedo.com.br:

Antonio Azevedo

Muitas pessoas sabem que trabalho com PNL (Programação Neurolingüística) e me pedem para recomendar algum livro de PNL. Eu sempre respondo: “depende do que você quer saber”. Isto é uma verdade, pois as pessoas procuram coisas diferentes em livros de neurolingüística. Alguns querem receitinhas prontas de bem viver; outras querem um estudo aprofundado e filosófico do seu próprio Eu. E existem, realmente, vários níveis de estudo de PNL, desde as receitas prontas até o estudo sério.

Vou começar sugerindo alguns livros mais básicos:
-”Por trás da Consciência - Um Manual de Introdução à Programação neurolingüística” da minha colega Christina Ávila de Menezes e de Leonel Telles de Menezes. Editora Record.

- “Guia de PNL - Novas Técnicas para o desenvolvimento pessoal e profissional” - Alain Cayrol e Patrick Barrére - Editora Record.

Se você tem interesse empresarial, sugiro além destes também ler:

- “Qualidade Começa em Mim - Manual Neurolinguístico de Liderança e Comunicação” - Dr. Tom Chung - Editora Maltese.

Se o seu interesse margeia a área terapêutica e você quer ter futuramente uma visão isenta do que é a PNL, a quantidade de livros é enorme. A maioria foi publicada pela Summus. O melhor é começar a ler pelos livros clássicos de Bandler e Grinder, os criadores da PNL.

O melhor é começar com “Sapos em Príncipes” (Bandler e Grinder - Summus), um livro não necessáriamente fácil, mas que explica exatamente a maneira como começou o tronco principal da PNL, e não suas derivações. Depois partir para “Usando sua Mente” (Bandler e Grinder - Summus), que é mais auto-terapêutico; e depois passar a estudar a relação da PNL com a Hipnose, com o livro “Atravessando - Passagens em Psicoterapia” (Bandler e Grinder - Summus).

Para iniciantes que querem só aprender algo útil mas não necessáriamente se tornarem conhecedores de PNL recomendo iniciar pelo livro “Poder sem Limites”, de Anthony Robbins, editora Best-Seller. É motivador e contém um pouco de tudo. Alguns torcem o nariz pra ele, pois segue uma linha bem próxima à auto-ajuda.

Existem livretos fininhos e em linguagem bastante simples (mas ótimos para dar de presente de Natal a amigos), pertencentes à coleção de livros de Bárbara Schott, (Cultrix), chamada “PNL - Programa de Neurolingüística”. São três até o momento: “A Decisão de Percorrer Novos Caminhos”, “Mantenha a Calma” e “Sair-se Bem mesmo quando tudo vai Mal”. São livros bem simples, para novatos mesmo - e que, provavelmente, desejam permanecer novatos! :) Reconheçamos: nem todos querem aprofundar os conhecimentos na PNL como alguns o fazem. A tradução é fraca, vou logo avisando…

Se já leu estes primeiros, em qualquer ordem de início, e quiser um conhecimento mais sistemático, um pouco mais técnico, leia “Introdução ã Programação Neurolingüística”, de Joseph O’Connor e John Seymour, também da Summus Editorial. É muito bom e completo, e justificadamente está sendo utilizado como livro-texto em muitos cursos de PNL no mundo inteiro.

Alguns o acham técnico demais. Eu costumo dizer que é um livro de PNL direcionado para aprendizagem predominante pelo hemisfério esquerdo do cérebro, devido a sua estrutura didática.

Se preferir uma visão mais global e sistêmica dos conceitos da PNL, sua utilização no mundo e aplicação empresarial, leia “PNL - A Nova Tecnologia do Sucesso”, de Steve Andreas e Charles Faulkner, da editora Campus. É um livro mais conceitual, e tem partes excelentes. E costumo dizer que este mostra a PNL do ponto de vista do hemisfério direito do cérebro, jã que tem uma estrutura mais emocional.

Se preferir continuar lendo livros mais terapêuticos, leia “A Essência da Mente”, quase uma continuação do “Usando sua Mente”, só que desta vez escrito por Steve Andreas e Connirae Andreas (Summus Editorial).

Se preferir entrar ainda mais na visão empresarial, ainda tenho outras recomendações: “Guia de PNL para sua Empresa”, de Patrick Sary, editado pela Record; e também “A Estratégia do Golfinho” - Dudley Lynch e Paul Kordis - Cultrix Amana.

Já tendo uma razoável base em PNL, não pode deixar de ser lido o livro “Crenças - Caminhos para a Saúde e o Bem-Estar” de Robert Dilts, da Summus Editorial. É um clássico, não só devido ao belo texto como também por evidenciar a importância do tema das Crenças e Valores para a PNL.

Depois disso, o céu é o limite. Há livros de PNL e Vendas, PNL e Aprendizagem, PNL e Liderança, PNL e Administração, PNL e Treinamento, PNL e Auto-Cura, PNL e Coaching… Cada autor transforma a PNL em diversos “sabores”, privilegiando uma ou outra faceta ou adaptando os princípios e conceitos à sua área de especialização.

Mas basta, não vou comentar todos. A maioria dos livros de PNL é comentado no site de O Golfinho, o principal portal da PNL em língua portuguesa. Deve ser visitado no mínimo toda semana, pois sempre há novidade. Veja em http://www.golfinho.com.br .

Existe também um livro chamado “Get the Results do You Want” (Consiga os Resultados que Você Quer), de Kim Kostere e Linda Malatesta. É um livro extremamente didático, feito práticamente de roteiros de exercícios passo-a-passo. Infelizmente este livro não foi ainda publicado oficialmente mas uma tradução em português está servindo como base para o treinamento de Practitioners e Master Practitioners, aqui no Brasil. Quem faz a formação conseque adquirir uma cópia informal. Mas o livro vale a pena.

Na Internet pode-se ler e até baixar a coletânea de mais de quarenta artigos que a psicóloga Nelly Penteado publicou no Jornal Tribuna de Indaiá. O site dela é “http://www.geocities.com/nellypenteado“. Os artigos são bem interessantes.

Também, hoje em dia, há vários sites com uma profusão enorme de artigos e textos sobre PNL. Podemos citar, além do Golfinho, já citado, dentre os mais prolíficos, o http://www.possibilidades.com.br , o http://www.descubrapnl.com e o http://br.groups.yahoo.com/group/pnlbr.

9 comentários:

  1. Olá Castilho,
    Muito bom o seu Blog e a PNL ainda vai dominar o
    Mundo!!!
    Rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Angel.
    E eu quero estar presente nesta dominação.

    Volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. ola boa dia sou sidnei ..do brasil e queria saber um pouco sobre melhor minha comunicaçao sexo oposto sera que pode me ajudar?
    estou lendo muita coisa ..mas nada que possa me dar um linha de raciocinio linear ....

    ResponderExcluir
  4. Sou apaixonado pela neurolinguistica, meu desejo é me tornar em breve um treinador e psicoterapeuta e concerteza as indicações acima dos livros irão me ajudar bastante, já vou começar a procurar cada título de meu interesse.

    Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, todos os níveis e intenções encontramos aqui.... Parabéns - PNL rules mesmo!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom e interessante o seu blog.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Interessante o blog...dê uma olhada no meu ;)

    http://pensar-fora-da-caixa.blogspot.com/

    ResponderExcluir