De acordo com o Book of Lists (http://www.bookoflists.com/), o medo de falar em público é o maior medo entre os adultos. Ele é maior do que o medo de morrer. Apesar de que o medo de falar em público é um problema sério para os novos oradores, ele também pode afetar os oradores experientes. Contudo, superar esse medo pode ser fácil usando os avançados procedimentos da comunicação e das técnicas da Programação Neurolingüística.
Grupos como o Toastmasters International (http://www.toastmasters.org/ grupo que ensina como falar em público) ajudam oradores iniciantes, ensinando-lhes como dividir os componentes do falar eficazmente em público em partes controláveis. A preparação mental para proferir uma apresentação é um elemento importante na dinâmica de falar em público. Esse artigo fornece técnicas simples para a preparação mental antes da fala e para superar o medo de falar na frente de um grupo. Essas técnicas ajudam o orador amedrontado a aprender novos comportamentos para substituir o medo do palco.
Fisiologia
A PNL usa padrões de linguagem, a fisiologia e o pensamento para modelar o comportamento excelente. O objetivo é criar modelos para reproduzir o comportamento excelente. De acordo com a PNL, os seus estados mentais afetam a sua fisiologia e a sua fisiologia afeta o seu estado mental. O caminho mais fácil para mudar o seu estado mental é mudar a sua fisiologia. O verdadeiro orador adota uma fisiologia que apoia a atitude mental positiva. Uma fisiologia eficaz para o orador público é ficar ereto de pé, cabeça para cima, ombros retos e o peso distribuído igualmente nos pés. O orador público eficaz permanece focado externamente e se adapta às necessidades da audiência. Para apoiar esse foco externo, o orador, freqüentemente, se inclina em direção à audiência enquanto mantém contato visual com a audiência.
As pessoas com medo de palco, usualmente, têm uma fisiologia associada com pensamentos negativos. Muitas vezes elas olham fixamente para baixo, os ombros ficam caídos e elas assumem uma posição desequilibrada. Por causa do seu medo, elas se focam internamente nas suas próprias inseguranças.
A respiração é também muito importante para os oradores públicos porque a respiração é a chave para superar o stress. Estando sob stress, nós contraímos a respiração. Na filosofia oriental, um ponto a cerca de cinco centímetros abaixo do umbigo é considerado como o ponto central do corpo e é importante para a manutenção do equilíbrio mental e emocional. Na qualidade de orador, você deve respirar profundamente e imaginar a sua respiração chegando nesse ponto a cerca de cinco centímetros abaixo do seu umbigo.
A PNL usa a ancoragem para fixar o novo padrão de comportamento. Uma âncora de barco segura um barco no lugar e evita que ele se afaste. De um modo similar, a PNL usa as âncoras para manter o novo comportamento no lugar ao criar uma associação entre o comportamento e um estímulo externo. Âncoras espaciais, associação dos estados mental e físico com espaços físicos, são muito efetivas. Nós iremos usar uma âncora espacial para aprender a fisiologia de falar em público. Para fazer isso, nós vamos criar um Círculo Fisiológico.
Imagine um círculo na sua frente. Você vai usar esse circulo para ancorar a sua fisiologia de falar em público. Entre nesse círculo e fique de pé, ereto e com o seu peso balanceado nos dois pés. Imagine que existe um barbante que prende um balão cheio de gás hélio atado no topo da sua cabeça.
Sinta o balão puxando levemente para cima o topo da sua cabeça. Depois, perceba a sua respiração. Imagine a respiração através do ponto a cerca de cinco centímetros abaixo do seu umbigo. Faça respirações profundas e sinta um relaxamento fluindo pelo seu corpo.
Dorothy Sarnoff, uma renomada consultora de oratória, ensina que os oradores devem enviar quatro "vibrações" positivas para a sua audiência. As quatro vibrações, ajudam o orador a expressar para a audiência a alegria, o prazer, a tranqüilidade, a empatia e a sua autoridade. Essas vibrações são externadas pelas seguintes afirmações:
- Eu estou contente de estar aqui.
- Eu estou contente de vocês estarem aqui.
- Eu me interesso por vocês.
- Eu sei o que eu sei.
Esses quatro elementos criam uma sensação de alegria, de simpatia, de ser atencioso, de confiança e de convicção. Ao adotar esses estados mentais, você aumenta as suas chances de se divertir quando estiver falando em público.
A abordagem de Sarnoff para falar é similar a atitude mental positiva que é conveniente quando nos socializamos nas festas e coquetéis. Realmente o orador entra num "Estado de Coquetel" quando estiver fazendo uma apresentação. Por exemplo, uma pessoa pode ir a uma festa onde se senta num canto e não fala com ninguém. Se alguém se aproxima dela, ela resmunga as respostas com uma carranca. Essa pessoa pode ficar bem aborrecida na festa, e ir para casa pensando que as pessoas na festa eram pouco amáveis.
Por outro lado, essa pessoa pode ir para a mesma festa com uma proposta diferente. Agora, ela toma a iniciativa de se aproximar dos outros e iniciar uma conversa. A pessoa provavelmente irá se divertir e descobrir muitas pessoas interessantes na festa. A diferença está na atitude mental da pessoa, não na festa.
Falar em público é igual a um coquetel. Se você considera que falar em público é uma atividade desagradável, ela será uma experiência horrível. Se você considera falar em público como uma oportunidade de se relacionar de uma maneira significativa com outras pessoas, ela será uma experiência divertida. A diferença está na sua abordagem.
Existem quatro elementos para o Estado de Coquetel. Esses elementos são convenientes para a superação do falar em público. O ritual pré-apresentação em público usa o Estado do Coquetel e é útil na preparação mental para falar. Ele usa âncoras espaciais para ajudar o orador a entrar no Estado do Coquetel antes do ato de falar.
Imagine um diamante com quatro cantos (vide figura abaixo). Entre no canto superior esquerdo e lembre-se de uma vez que você estava com um grupo e que estava realmente contente de estar com eles. Não precisa ser numa ocasião em que você estava falando para o grupo. Reviva plenamente essa experiência enquanto você diz para si mesmo "eu estou contente de estar aqui". Caminhe para o próximo canto à sua direita. Enquanto estiver nesse espaço, lembre-se de uma vez em que esteve com um grupo de pessoas e você estava contente deles estarem com você. Pode ser um evento familiar ou uma ocasião social. Enquanto você revive essa experiência, diga para você mesmo "eu estou contente que vocês estão aqui".
Depois, caminhe para o canto inferior direito do diamante. Enquanto estiver de pé nesse canto, reviva uma experiência em que você se interessou profundamente pelas outras pessoas que estavam com você.
Enquanto você revive essa experiência, diga para você mesmo "eu me interesso por vocês". Caminhe para fora desse espaço e vá para o ultimo canto na sua esquerda. Aqui, reviva uma vez em que você sabia que sabia sobre o seu assunto. Você não tinha nenhuma dúvida de que você sabia a sua matéria. Enquanto estiver nesse espaço, diga para você mesmo "eu sei que eu sei". Caminhe para fora pela diagonal.
Preparação para falar
Antes de falar, entre no seu Circulo Fisiológico e adote a fisiologia apropriada. Depois, de modo particular, caminhe em cada um dos cantos do Diamante do Estado Mental e repita a frase associada com aquele canto. Perceba você mesmo entrando no estado mental associado com cada canto.
Leve essa atitude mental com você quando chegar a sua hora de falar. Você estará menos propenso de ficar com medo quando você está contente de estar lá e quando você preza a audiência que lá está.
A sua condição de falar em público melhora se você se interessa pela sua audiência, e se você tem a confiança de que sabe aquele assunto.
Finalmente, pegue todos esses recursos do Circulo da Fisiologia e do Diamante do Estado Mental e entre num Circulo do Contexto. No Círculo do Contexto, você se imagina falando na frente da sua audiência. Se você necessitar de um impulso extra, repita as frases do Diamante do Estado Mental até se sentir contente de estar falando para esse grupo com confiança, com simpatia e de se interessar por eles.
Demonstração da técnica
Eu ensinei essa técnica para John, um Toastmaster iniciante que repetidamente evitava dar a sua primeira palestra. John tinha uma idéia para um novo negócio e estava se preparando para fazer uma apresentação para o conselho de diretores de uma grande empresa. Sua apresentação era a oportunidade para vender a sua idéia e um grande passo no sentido de criar o seu negócio. Seu medo de falar em público estava limitando a efetividade da sua apresentação.
Quando ele praticou a sua apresentação a meu pedido, ele andava curvado, as mãos balançando, os dedos contorcidos e arrastava nervosamente os pés. Ele falava com indecisão e num só tom de voz.
Primeiro, eu o ajudei a adotar uma melhor fisiologia para falar em público. Ele imaginou um circulo na frente dele. Quando ele caminhou para dentro do círculo, ele permaneceu ereto, com seu peso balanceado nos dois pés. Eu lhe pedi para manter a cabeça alta e para se imaginar respirando através do abdome. Com essa postura, ele fez a apresentação de novo. Sua voz se intensificou e a qualidade do seu tom melhorou. Ele falou com mais autoridade. Obviamente ainda estava nervoso, e tendia a ficar olhando para baixo na direção dos seus pés.
Depois, John caminhou pelos quatros cantos do Diamante do Estado Mental. No topo do diamante, ele se lembrou de um evento social com amigos próximos onde ele estava contente por estar presente. Na próxima posição, ele reviveu uma vez em que estava contente pois estava junto com a sua família. No canto de baixo, John viu um membro da família muito próximo e por quem ele se interessava profundamente. Na ultima posição, ele pensou sobre o material que havia desenvolvido e sabia que era um expert pois sabia mais sobre aquilo do que qualquer outro.
Levando esses estados ancorados, John caminhou para dentro do circulo representando o contexto da sua apresentação para o conselho de diretores. Falando desse circulo, John estava surpreendente. Ele falou sinceramente e com confiança. Seus gestos foram tranqüilos. Ele permaneceu ereto e olhava com confiança para a sua audiência imaginária. Como etapa final, eu pedi que ele se imaginasse fazendo a apresentação para o conselho de diretores diversas vezes para ter certeza de que ele estava confortável com esse processo.
John contou que a sua apresentação para o conselho de diretores foi tranqüila. Ele os impressionou com as suas idéias e com a sua exibição profissional. Para seu assombro, ele gostou de fazer a apresentação.
Conclusão
Embora o medo do palco seja um problema comum para os oradores, você pode facilmente substitui-lo com uma atitude mais desembaraçada para falar em publico. Ao usar o Estado de Coquetel, você pode superar o medo do palco e falar com alegria, simpatia, confiança, convicção e se interessar pelos que estão lhe assistindo.
Terry Bragg é um trainer internacional, consultor de negócios e fundador do Peacemakers Training.
www.terrybragg.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário